sexta-feira, 2 de outubro de 2009

02 DE OUTUBRO: Beatos Miguel e Lourenço Yamada


Também estes são da Terceira Ordem Franciscana. Mártires japones que foram beatificados por Pio IX em 1867.

No início do século XVII uma grande perseguição a todos os missionários se deu no Japão. Foram mais de duas décadas de crueldade e mortes. Cerca de quinhentos mártires deram suas vidas nesse período, sendo que quarenta e cinco eram franciscanos.

A este número pertencem esses dois franciscanos catequistas que eram pai e filho e que possuiam um barco, no qual conduziam os missionários para as regiões de difícil acesso no Japão.

Por causa da proximidade com os missionários foram presos e torturados, permanecendo firmes na fé.

O primeiro a morrer foi o filho Lourenço. Decapitado na frente do pai que, por sua vez, foi condenado a morrer em fogo lento e, por fim, decapitado também.

Essas foram as palavras do pai no momento do martírio de Lourenço: "Lourenço, meu filho, tem coragem! Sê forte! A tua mãe e os teus irmãos já estão no céu, e com Jesus, Maria e todos os santos, esperam por ti no Paraíso. Olha para o céu, que em breve será a nossa pátria. Depois da dor teremos uma alegria sem fim. Tu vais à minha frente, mas eu não tardarei a seguir-te; e assim toda a nossa família será transferida para a pátria onde seremos felizes para sempre!"
A memória desses dois mártires é um convite para a disposição e entrega a uma missão com todo o coração, fé e convicção. Urge em nosso tempo o surgimento de pessoas corajosas e disponíveis para o serviço do Reino. Que eles intercedam por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário