sábado, 10 de março de 2012

10 de março: Beatos Liberato de Weiss (1675-1716), Samuel Marzorati (1670- 1716) e Miguel Pio da Zerbo (1676-1716)

Liberato Lourenço Weiss nasceu em Konnersreuth, na Baviera, a 4 de janeiro de 1675. Aos 18 anos ingressou na ordem franciscana; e quando mais tarde foi ordenado sacerdote, partiu como missionário para a Etiópia.
Samuel Antônio Francisco Marzorati era natural da região de Varese, a norte de Milão e nas proximidades do Lago de Como. Nasceu a 10 de setembro de 1670, e fez-se franciscano aos 22 anos em Lugano, na Suíça. Depois de ordenado sacerdote e após um período de apostolado na sua terra pátria, foi enviado para a Etiópia como missionário, e aí veio a ser martirizado.
Miguel Pio Fasoli, de Zerbo, próximo de Paiva, veio ao mundo a 3 de maio de 1676. Tendo professado a regra franciscana e recebido a ordem de presbítero, durante algum tempo exerceu apostolado na terra natal, mas não tardou a partir em missão para a Etiópia, onde veio sofrer o martírio com os outros dois companheiros.
Estes três irmãos desenvolveram em conjunto na Etiópia um frutuoso apostolado, no meio de muitas contestações e perseguições. Com a conivência do imperador foram barbaramente lapidados pelas multidões. Antes de morrerem fizeram a profissão de fé cristã; e terem pregado o Evangelho na Etiópia com a palavra e com o serviço aos humildes e necessitados.
Em 1716, desencadeada uma perseguição contra os católicos, os nossos missionários foram presos e forçados a apostatar da fé católica. Como se negaram a fazê-lo, foram assassinados em Aba, a 3 de março de 1716.

Nenhum comentário:

Postar um comentário