quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 de junho: Santo Antônio

 Nasceu em Lisboa em 1191, de família fidalga, e no batismo recebeu o nome de Fernando. Na escola da catedral, muito próxima, recebeu a primeira instrução e educação, continuada entre os Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, primeiro no mosteiro de São Vicente, em Lisboa, e depois no convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde em 9 anos completou uma sólida formação científica e teológica e foi ordenado sacerdote. Impressionado por ver os restos mortais dos 5 primeiros mártires franciscanos, que em Marrocos deram a vida pela fé, pediu para entrar na Ordem dos Frades Menores a fim de pregar o evangelho aos sarracenos e morrer mártir. No outono de 1220 embarcou para o Marrocos, onde adoeceu e teve de regressar à pátria. Os ventos, porém, desviaram o navio para outro rumo, e foi para as costas da Sicília. Dali seguiu para Assis, onde participou no capítulo de Pentecostes de 1221 e se encontrou com São Francisco. Aceite como súbdito do ministro provincial da Romanha, passou algum tempo no eremitério de Monte-paulo, numa vida ascética e penitente. Constrangido a falar por ocasião dumas ordenações em Forlívio, assombrou todos os ouvintes com eloquência e a riqueza de doutrina.
Daí em diante foi destinado à vida de pregação, embora também exercesse outras formas de apostolado, por exemplo, no ensino e no governo dos irmãos, até como ministro provincial, e na redação de sermões. Ao pregar em Rímini converte hereges com o milagre da mula, que após um jejum de três dias se ajoelha diante duma hóstia consagrada; e quando outros hereges se recusam a ouvi-lo, vai pregar aos peixes nas praias do Adriático. É o  primeiro franciscano a ensinar teologia aos confrades em Bolonha, encarregado disso pelo próprio São Francisco, numa carta em que o trata por seu “bispo”.
Até 1225 transfere-se para o sul da França, onde prega em várias cidades. Depois da Páscoa de 1227 regressa a Itália, onde no capítulo geral daquele ano é eleito provincial da Itália do Norte. Nessa altura, além de visitar os seus religiosos, prega e escreve os Sermones Dominicales. Pela Páscoa de 1228 faz um sermão perante cardeais e o próprio Gregório IX, que o apelida “Arca do Testamento e Arca das Sagradas Escrituras”. Em 1230, exonerado do cargo de ministro provincial, dedica-se com maior disponibilidade ao ministério da evangelização e compõe os Sermones de Sanctis no Monte Alverne.
O ano de 1231 é o apogeu do apostolado de Santo Antônio, de caráter mais social. Prega a quaresma; zela a justiça cristã contra o tirano Ezelino, interessa-se pela libertação do conde de São Bonifácio e outros chefes guelfos. Depois retira-se para Campo Sampiero, onde onde é hospedado pelo seu velho amigo, o conde Tiso. Ao ser transportado a Pádua, devido a um ataque de hidropisia, morre santamente em Arcela, apenas com 40 anos, no dia 13 de junho de 1231. Menos de um ano após a morte é canonizado por Gregório IX em Espoleto. Pio XII, em 1946, declara-o doutor Evangélico. Pádua ergueu-lhe um templo que é uma maravilha de arte. Portugal construiu-lhe uma Basílica Nacional em Mafra. A Basílica de Santo Antônio, em Lisboa, é o principal lugar de culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário