sexta-feira, 17 de agosto de 2012

17 de agosto: Santa Beatriz da Silva


De linhagem nobilárquica, nasceu em Ceuta, Marrocos, em 1424, filha de Rui Gomes da Silva e Isabel Peres de Meneses. Tal como um seu irmão de sangue, o franciscano Beato Amadeu da Silva, era aparentada com a família real portuguesa, e por isso acompanhou como dama de honor a infanta Isabel de Portugal quando esta casou em 1447 com João II de Catela.
A sua rara beleza e extraordinária virtude fizeram-na cobiçada por nobres da corte por nobres da corte castelhana, e isso despertou ciúmes na rainha, que a maltratou e chegou ao ponto de a três dias metida num calabouço, pondo-lhe em perigo a própria vida. Logo que foi libertada, depois de fazer o voto perpétuo da castidade, partiu em segredo para Tordesilhas e daí para Toledo, sempre acompanhada, segundo a lenda, por São Francisco e Santo Antônio de Lisboa.
Foi acolhida no mosteiro de São Domingos de Toledo, onde viveu uns trinta anos. Foi durante esse período que nela despontou e amadureceu a ideia de fundar um novo instituto em honra da Imaculada Conceição de Maria. Nesse empreendimento contou com o apoio da rainha Isabel a Católica, que lhe cedeu o seu palácio da Galiana, na mesma cidade de Toledo, com a igreja anexa da Santa Fé. Transferiu-se para a nova casa com 12 companheiras em 1484, e pouco tempo depois, com uma regra redigida pela fundadora, a nova congregação foi aprovada por Inocêncio VIII em bula de 30 de abril de 1489.
Beatriz vivia em Deus e Deus vivia nela. Unia-se a Jesus por meio de Maria. Contemplava a perfeição divina e as maravilhas da graça realizadas em Maria, criatura privilegiada e bendita entre as mulheres. Em 1484, estando ela absorta em oração, apareceu-lhe Maria Imaculada, vestida de branco e com um manto azul, e disse-lhe: <<Minha filha, é da vontade de meu Filho Jesus que nesta igreja se funde uma ordem religiosa com o nome da minha Imaculada Conceição. Deus quer servi-se de ti para lançar os fundamentos dessa instituição. Põe mãos à obra, sem demora e sem medo, que eu estarei sempre a teu lado>>. Assim se formou o novo grupo das Irmãs Concepcionistas, agregadas à ordem segunda franciscana. O seu hábito imita as vestes de Maria na aparição: uma túnica branca com escapulário e um manto azul. Acrescentou-se-lhe depois o cordão franciscano, símbolo de perpétua união com a família do seráfico Pobrezinho.
Quando a santa, ardendo em febre, esperava no leito a hora suprema, apareceu-lhe pela terceira vez a Virgem Imaculada a anunciar-lhe que não tardaria a entra no céu. Entusiasmada com a notícia, preparou-se para o dia mais belo da vida. A 16 de agosto de 1490, com a idade de 66 anos, expirou docemente, enquanto sobre o seu rosto virginal brilhou por alguns instantes uma estrela de excepcional esplendor. Era o selo da sua santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário